PROJETOS

  • CEPT - Centro de Estudos e Pesquisas no Trânsito

    Além do PROJETO TRÂNSITO FELIZ consagrado pela opinião pública com duas menções de elogio pela Câmara Municipal de Sertãozinho Sp. Que levou para mais de dez mil alunos da rede escolar de primeiro e segundo grau palestras de trânsito promovendo o Novo Códico de Trânsito Brasileiro CTB Foi o primeiro CFC de Sertãozinho a promover e comemorar a SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO em praça central da cidade conseguindo apoio de outros CFCs, Corpo de Bombeiros, Escolas da rede Municipal, grupos de teatros, Guarda Civil Municipal, e empresas privadas em apoiando ajudando a promover a Segurança e Educação do Trânsito principalmente com crianças e jovens estudantes.

    O GRUPO BRANCA acredita e promove a educação e a inserção profissional de jovens no mercado de trabalho e a cidadania, por isso foi uma das primeiras empresas de Sertãozinho e a primeira Auto Escola a aderir ao PROGRAMA JOVEM CIDADÃO “MEU PRIMEIRO TRABALHO” criado pela Lei Municipal nº 3.752 de 03 de junho de 2002 que instituiu o Programa no âmbito do Município de Sertãozinho/SP. Esse programa, desenvolvido em parceira entre o Poder Público Municipal, Escolas de Nível Médio ou Profissionalizante e Superior e, Empresas Privadas, ofertando bolsas de estágio a alunos de 16 a 21 anos de idade, regularmente matriculados e freqüentando as aulas em suas respectivas escolas.

    O objetivo do Programa em oferecer ao estudante (estagiário) a possibilidade de um aprendizado prático complementando seus estudos e abrindo a perspectiva de entrar no mundo do trabalho.

    Neste Programa passam pelo Grupo branca dezenas de jovens que tiveram oportunidades de estagiar, fazer cursos, serem contratados por empresas parceiras, integrando no mercado de trabalho. Orgulho do Grupo Branca quando nossos diretores encontram com homens e mulheres adultas e que revelam com orgulho ter estagiado no Grupo Branca.

    Neste seguimento, o Grupo Branca fez mais parcerias de sucesso, exemplo: A ESCOLA TÉCNICA TECNOSERT, escola de alto conceito profissionalizante que também formou centenas de técnicos, hoje profissionais de conceito em mais diversos campos de trabalho, uma parceria desde 2000, nos estágios de jovens em processamento de dados e administração, a maioria dos funcionários do Grupo Branca foi estagiário oriundo da TECNOSERT, a melhor escola técnica profissionalizante de Sertãozinho.

    Em 1999 criou o PROJETO CARTA PROGRAMADA que deu acesso a melhores planos de pagamento, tendo em vista aumento dos valores da Carta de Motorista devido aumento de números de aulas e obrigatoriedade dos cursos teóricos. O sucesso da CARTA PROGRAMADA, foi validado por outros CFCs de Sertãozinho e região, que aderem a mesma forma de contrato, possibilitando os candidatos a habilitação de veículos, melhores planos de pagamento e parcelamento de preço nos preços a vista.

    A instalação da BANCA ESPECIAL DE SERTÃOZINHO, projeto proposto pelo Diretor do GB que teve apoio de autoridades e clamor público, já que as pessoas com necessidades especiais tinham que locomover para Ribeirão Preto onde o médico atendia apenas duas vezes na semana e os custos para aulas, matricula, e a carta exorbitante mente elevados excluindo as pessoas menos favorecidas.

    Criou o DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO TRÂNSITO, onde os diretores dos CFCs do Grupo Branca reuniam e através de pesquisas, fomentam estudos para viabilizar melhores condições de trafego e estudos no trânsito.

    ATRAVÉS DO DEPT:

    Promove concurso de redação sobre trânsito nas escolas municipais onde premia alunos com as melhores redações.

    PROJETO de valorização e apoio a criação do GEFOR, sistema que gerencia e implanta a captura biométrica dos candidatos nas aulas teóricas e práticas. Esta iniciativa do DETRAN compromete os CFCs, para um ensino com aulas monitoradas online facilitando assim a fiscalização das aulas ministradas.

    Desenvolveu o PRIMEIRO CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO A LIBRAS, Linguagem Brasileira de Sinais. Ministrado no CFC CLASSE A para a Equipe Branca e pessoas do público geral com interesse.

    Desenvolveu o curso presencial e á distância de capacitação a instrutores e Psicólogos para atendimento de pessoas com fobia de dirigir.

    Através do DEPT nasceu o GrupoBranca Centro de Formação Profissional que fica responsável por toda áreas de cursos para profissionais.

    Em breve o Curso para Instrutores e Psicólogos do Trânsito o atendimento a Banca Especial. Curso de 180 horas voltado as PCD.

  • Sociais - Ações em benefício às pessoas
    Ação em beneficio às pessoas portadoras de necessidades especiais

    O BRANCA C.F.C. tem entre seus objetivos sugerir intervenções, conscientizar, promover treinamentos, metodologia e consultoria desenvolver ferramentas e executar ações para eliminar barreiras e promover a acessibilidade dos cidadãos com deficiência e necessidades especiais em nossa cidade.

    Erradicação do trabalho infantil

    O Branca C.F.C., está incluso no cadastro da FUNDAÇÃO ABRINQ, “Projeto Empresa Amiga da Criança” doravante temos o compromisso firmado com esta Fundação de não- utilização de mão-de-obra infantil ou de trabalho irregular de adolescentes e ainda o compromisso de utilização de processos ou ferramentas que conscientizem e informem nossos fornecedores de bens e serviços que as relações comerciais poderão ser descontinuadas em caso de utilização irregular de trabalho infanto-juvenil.

    Programa empresa amiga da criança
    Os 10 Compromissos:
    • Dizer não ao trabalho infantil, não empregando menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes e só a partir dos 14 anos;
    • Respeitar o jovem trabalhador, não empregando menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas ou insalubres;
    • Alertar seus fornecedores, por meio de cláusula contratual ou outros instrumentos, que uma denúncia comprovada de trabalho infantil pode causar rompimento da relação comercial;
    • Fornecer creche ou auxílio-creche para os filhos de funcionários;
    • Solicitar aos funcionários que comprovem a matrícula de seus filhos na escola;
    • Incentivar e auxiliar as funcionárias gestantes a realizar o pré-natal e orienta todas as funcionárias sobre a importância dessa medida;
    • Estimular a amamentação, dando condições para que as funcionárias possam amamentar seus filhos até os 6 meses de idade;
    • Orientar seus funcionários a fazer o registro de nascimento dos seus filhos;
    • Fazer investimento social na criança ou adolescente compatível com o porte da empresa, conforme estabelecido pela Fundação Abrinq;
    • Contribuir para Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente, com o equivalente a 1% do imposto de renda devido, conforme estimativa de lucro tributável da empresa no exercício.
      Inclusão de uma cláusula de não-utilização de mão-de-obra infantil ou de trabalho irregular de adolescentes nos seus contratos com fornecedores.
      Compromisso de utilização de processos ou ferramentas que conscientizem e informem seus fornecedores de bens e serviços que as relações comerciais poderão ser descontinuadas em caso de utilização irregular de trabalho infanto-juvenil.
    Quadro geral

    Dos brasileiros entre 5 e 17 anos de idade, 12,7% estão envolvidos em alguma atividade econômica. Esse número chega a 31,5 % entre os adolescentes entre 15 e 17 anos. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2001 e recentemente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo revelou também uma sensível melhoria do quadro geral do trabalho infantil no Brasil: de 1992 para 2001, quase 3 milhões de crianças deixaram o mercado de trabalho, uma redução de 34,9% em termos absolutos.Embora mostre avanços em relação aos resultados de 1192, a pesquisa diagnosticou uma realidade ainda assustadora: há 5,4 milhões de crianças trabalhando no Brasil, entre 5 e 17 anos, entre elas 45,2% eram de empregados em geral e de trabalhadores domésticos e 41,2% eram trabalhadores não remunerados.

    Mais de 1 milhão de crianças trabalhadoras largaram o estudo. A escolarização das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade que não trabalhavam era muito superior às das crianças que trabalhavam, com mais de 10 pontos percentuais de diferença: 91,1% e 80,3%, respectivamente. A pesquisa completa está disponível no site do IBGE.

    Desde 1998 o Branca C.F.C. vem desenvolvendo projetos de educação no trânsito e dentro de nossos projetos também focamos a importância da erradicação do trabalho infantil. Para que isso seja possível precisamos dar mais um passo e este passo tem como objetivo propor e exigir ações sociais aos nossos governantes, para isso precisamos identificar os focos de trabalho infantil e propor políticas de geração de renda.

  • Dirigir sem medo

    Programa desenvolvido através do método do Prof. Dr. Ângelo Moreira do Grupo Branca, para tratar e eliminar definitivamente o medo de dirigir.

    Trata-se um trabalho com muitas pesquisas em psicanálise, direção defensiva, psicopatologia e psicopedagogia que envolve muita dedicação para o desenvolvimento perfeito de todas as etapas.

    Acabar com o medo de dirigir não é fácil. Pense que este investimento será em seu benefício.

    Este tratamento será válido para a vida toda e, principalmente, para mudanças de comportamento não só no carro, no transito, mas também na vida pessoal. Na maioria das vezes é a realização de um sonho.

    As Etapas são formadas por um conjunto de tarefas que são fundamentais para a eficácia do tratamento contra a fobia do transito, e para afastar de uma vez por todas o medo de dirigir da sua vida.

    São 5 etapas cada uma com sua importância:

    Entrevista Informativa, Avaliação, Aulas praticas (dessensibilização sistemática), Exercício de fixação (tarefas de casa), Grupos de terapia. (testes com avaliação psicológica).

    Conheça cada uma delas:

    1. Entrevista Informativa

    A entrevista informativa é o primeiro contato que temos com os alunos, neste momento são levantados e hierarquizados os principais medos do aluno ao dirigir um automóvel, assim conhecemos um pouco sobre cada aluno, com isso podemos identificar as necessidades e priorizar as mais importantes, para que possamos trabalhar em separado com cada um, e o aluno vai conhecer sobre o método com o qual trabalhamos e os custos envolvidos no tratamento que vai ajudar você a perder o medo de dirigir.

    2. Avaliação

    A avaliação prática é realizada no nosso carro. A partir dela, verificamos a parte técnica da direção e as reações físicas e emocionais do aluno com medo de dirigir. Muitas pessoas temem este momento por não dirigirem há muitos anos, mas essa avaliação não tem caráter eliminatório. Pelo contrário, após essa etapa, é que podemos analisar quais serão os procedimentos e técnicas a serem utilizados para cada aluno, transformando o atendimento em um processo personalizado.

    3. Grupos

    Os grupos são encontros mensais com duas horas de duração, com o propósito de oferecer suporte, apoio e possibilitar a troca de experiência entre seus participantes. Essa fase auxilia no desenvolvimento da pessoa no tratamento do medo de dirigir e em outras áreas da vida, sendo um espaço de aprendizado e treinamento.

    Nessas reuniões são trabalhados os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da autoestima, a baixa da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade, levando o indivíduo ao autoconhecimento.

    4. Aulas práticas de direção

    As aulas acontecem duas ou três vezes por semana e tem 45 minutos de duração. O aluno aprende a técnica para dirigir no transito primeiro no nosso carro, depois da dessensibilização passamos para o que chamamos de meia independência, o aluno dirige seu próprio carro. O método do Dr. Angelo Moreira que usamos para ensinar tem o aluno como principal foco, e é baseado em suas facilidades e dificuldades, ou seja, cada um no seu ritmo para sanar suas próprias dificuldades, agimos sempre com muito cuidado, pois a ansiedade faz com que a pessoa em tratamento do medo de dirigir mal consiga escutar as explicações. Estamos sempre preparados para repeti-las quantas vezes for preciso. Em todas as nossas aulas temos muito respeito e carinho pelo aluno fóbico.

    5. Tarefas de casa

    Este é o principal diferencial no nosso tratamento.

    O aluno não faz a aula simplesmente e vai pra casa sem pensar mais no assunto dirigir, e só se lembra novamente de dirigir minutos antes da próxima aula. Temos deveres para serem feitos em casa no seu próprio carro, assim além dele conhecer melhor seu veículo, já fixa mais na memória o aprendizado que teve na aula prática. Ensinamos um exercício de relaxamento muscular profundo que estimula a liberação das endorfinas que irão neutralizar a noradrenalina, aquela que provoca os tremores, levando a dificuldades no carro, como, por exemplo, o controle dos pedais, e a força com que o aluno segura o volante e passa as marchas. Exercícios de fixação, para memorizar as técnicas de direção e ter maior concentração ao volante.

    Dicas

    Quem quer perder o medo de dirigir, deve seguir algumas recomendações importantes:

    • Nunca desista.
    • Procure tratamento somente com pessoas especializadas e qualificadas no assunto.
    • Assuma o sentimento, não sinta vergonha do medo de dirigir, pois este é um problema muito comum e que não é impossível de se resolver.
    • Sinta-se motivado a dirigir; enfrente o problema do medo para tentar resolvê-lo.
    • Não enfrente o medo sem estar bem preparado! Às vezes as pessoas a nossa volta diz: “vai lá pega o carro, dirija” Mas só quem tem medo sabe o quanto isso é difícil, então procure ajuda especializada, não fique esperando seu marido, seu irmão, seu namorado, cada um tem uma experiência e isso só atrapalha mais no seu processo que se for emocional só a prática não vai resolver.
    • Não veja o carro como algo estranho a você! Com o tratamento adequado e o tempo necessário, você verá seu veículo como um instrumento de conquista da sua liberdade.
  • EAD - Educação a distancia
    Projetos ead em destaque
    • Curso para formação de instrutor, diretor, examinador de trânsito.
    • Curso de formação de instrutor especializados: mopp. transporte coletivo, transporte escolares e emergências.

    Estes cursos ainda depende de regulamentação do DENATRAN e Órgão Executivo de cada Estado.

    EAD Certificado

    Estude a distância
    Certificado igual o
    ensino presencial

    ABED

    Fortalecendo o Ensino
    a distância

    Acessibilidade

    Somos todos pela
    Acessibilidade